Polêmicas e "desglobalização": o mundo já sente a "era Trump"

Por uma coincidência que certamente não é casual, os primeiros efeitos da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcad...

Polêmicas e "desglobalização": o mundo já sente a "era Trump" TIMOTHY A. CLARY/AFPPor uma coincidência que certamente não é casual, os primeiros efeitos da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para a próxima sexta-feira, deram-se na indústria símbolo da pujança americana: a automobilística. E nova expressão ganha força a partir de eventos como sua eleição e outras vitórias de forças nacionalistas mundo afora: a "desglobalização". 

Tudo isso em meio a suspeitas sobre dossiê russo comprometedor acerca do seu comportamento, a confirmação de que exigirá do México o pagamento de um muro para evitar a imigração ilegal e a existência de 150 empresas suas em 25 países, além de 45 pedidos de patentes pendentes de aprovação na China, situações que lhe provocam impasses nos campos interno e diplomático.

 O Federal Reserve (FED), banco central dos EUA, divulgou relatório que indica "incertezas" com a eleição de Trump. Em ata da reunião de 14 de dezembro, quase toda sua equipe concorda que é "cedo" para avaliações. Só que, em razão dos riscos, o FED anunciou tendência de aumento dos juros. Outro sinal, restrito ao setor automobilístico, mas significativo: no dia 6, as ações da japonesa Toyota caíram 3% após ameaças feitas por Trump de lhe impor pesados tributos se confirmasse uma fábrica no México para vender carros nos EUA. A Ford, também sob pressão, já cancelara planos de construir filial em San Luis Potosí, no México, em investimento de US$ 1,6 bilhão. O presidente da Ford, Bill Ford Jr, telefonou para Trump e lhe disse que transferirá esses valores para veículos elétricos e híbridos em Michigan (EUA). Em nota, disse: "Este investimento de incremento na fábrica de montagem de Flat Rock (Michigan) tem origem no US$ 1,6 bilhão que a companhia previamente planejara investir em planta no México".

 Outra que reviu planos foi a Fiat Chrysler. Mudará a produção de uma picape do México para os EUA. E Trump se diz grato. No Twitter, elogiou as montadoras. "A Fiat Chrysler anunciou planos de investir milhões em fábricas no Michigan e Ohio, criando 2 mil empregos. Isso após a Ford ter dito que expandirá a fábrica no Michigan em vez de construir fábrica de milhões no México. Obrigado Ford e Fiat C".

COMMENTS

Nome

Business,1,Cedro,4,Pernambuco,1,Política,3,Sertão,4,STAFF PICK,4,
ltr
item
Testando Templates: Polêmicas e "desglobalização": o mundo já sente a "era Trump"
Polêmicas e "desglobalização": o mundo já sente a "era Trump"
http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/22686289.jpg?w=640
Testando Templates
http://testandotemplatesblogg.blogspot.com/2017/01/polemicas-e-desglobalizacao-o-mundo-ja.html
http://testandotemplatesblogg.blogspot.com/
http://testandotemplatesblogg.blogspot.com/
http://testandotemplatesblogg.blogspot.com/2017/01/polemicas-e-desglobalizacao-o-mundo-ja.html
true
510531769747339601
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Leia Mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy